A Cachaça Velho Ferreira foi fundada em 14/04/1997, quando eu (Cláudio Ferreira) adquiri uma área de terra para construir as instalações do alambique. Em 1998, realizamos todas as obras e adquirimos os equipamentos necessários para a destilação. Finalmente, em 1999, foi inaugurada com a primeira destilação, produzindo 518 litros de cachaça.
A ideia de criar uma destilaria nasceu da história da minha família. Entre os anos de 1930 e 1947, meu avô, Vicente Ferreira Rodrigues, foi um importante distribuidor de cachaça em São João Del Rey. Meu pai, Antônio Ferreira Neto, conhecido como "Velho Ferreira", era o responsável por transportar a cachaça do alambique até o depósito em São João Del Rey. Ele comprava cachaça na Zona da Mata, próximo a Carandaí, e fazia o transporte com duas tropas de burros, cada uma com 10 animais. Cada burro carregava 100 litros (dois barris de 50 litros), totalizando 2.000 litros por viagem. Esse trajeto durava sete dias, sendo três dias para a ida com os burros vazios e quatro dias para o retorno com a carga de cachaça.
Em 1947, devido a problemas de saúde, meu avô precisou fechar o depósito. Sem ter para onde transportar a cachaça, meu pai tentou montar seu próprio alambique, mas, por falta de condições financeiras, não conseguiu realizar esse sonho. Assim, cinquenta anos depois, decidi dar continuidade à tradição da minha família e homenagear meu pai, colocando sua foto e seu nome na minha cachaça.
Hoje, sou conhecido em Vitoriano Veloso (Bichinho) como Cláudio da Cachaça. Tenho orgulho de dar continuidade a essa tradição, produzindo uma cachaça totalmente artesanal, aprimorando sua qualidade ano após ano e buscando atender aos altos padrões exigidos para exportação.
Faça um passeio virtual em 360º e conheça todos os detalhes da nossa produção em nossa destilaria.